SÓ PARA MENINAS - online

SÓ PARA MENINAS - online

terça-feira, 12 de julho de 2011

Italiano no ensino fundamental em Venda Nova do Imigrante no ES


Além das disciplinas obrigatórias, as crianças têm aulas de italiano.
A cidade da região serrana possui muitos descendentes de imigrantes.








Em Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo, alunos do ensino fundamental têm uma oportunidade única na escola: aprender a língua italiana. A escolha é pelo fato de, tradicionalmente, a cidade do interior capixaba possuir muitos descendentes de italiano, já que foi destino de imigrantes na história.
"A cultura italiana é muito forte na região de Venda Nova. E nossas crianças, que são o nosso futuro, possivelmente vão manter essa tradição em nossa comunidade", diz a pedagoga Regiane Côcco.
Além das disciplinas obrigatórias como português, matemática, história, geografia, ciências, artes e educação física, a garotada tem aula de italiano uma vez por semana. As crianças se divertem aprendendo a nova língua e também sabem o valor que a nova experiência tem para o futuro.
"Quando a gente for para outro país a gente tem que saber italiano, para que as outras pessoas possam entender o que a gente fala", conta a aluna Rubi Afonso, de 8 anos.
O projeto existe desde o ano passado e já superou as expectativas. "As crianças surpreendem. A cada dia elas buscam mais e estão sempre querendo aprender coisas novas", afirma a professora Cleide Márcia Betini.
E não são apenas as crianças de Venda Nova que aprendem as línguas dos imigrantes. Em Domingos Martins elas aprendem alemão, e em Santa Maria de Jetibá, a língua pomerana.
do G1

Uma pena que esta iniciativa ainda não esteje disponível para todos os estados do Brasil, afinal de contas quem somos nós ? somos resultado de uma grande miscigenação mundial, italianos, alemães, holandeses, portugueses, a Europa esta em nós como o arroz para o feijão..kkk.. mas não é verdade ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário